Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CMDCA reúne candidatos aos Conselhos Tutelares e discute diretrizes da campanha

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Patos (CMDCA) reuniu na noite desta terça-feira (30), na Casa dos Conselhos, todos os candidatos ao cargo de conselheiro tutelar. Em pauta esteve as diretrizes da campanha dos concorrentes, sobre o que é permitido ou não.
De acordo com o secretário executivo de Articulação Social e membro do CMDCA de Patos, Taunaí Dantas, a comissão eleitoral irá conciliar o edital com as resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que o período de campanha dos candidatos seja transcorrido dentro da normalidade. “Tivemos essa iniciativa devido o edital não limitar de forma clara, alguns procedimentos de campanha a exemplo da confecção de camisetas, bonés, faixas, entre outros. Por isso submetemos essas questões à instrução normativa emitida pelo TSE, para que seja feita uma conciliação do edital com essa normativa”, explicou.
“O que não iremos permitir de maneira alguma é a indicação ou apoio à candidatura de algum candidato, feita por algum segmento político da cidade. Fomos bem claros quanto a essa questão e garantimos que essa prática pode levar a impugnação de candidatura”, acrescentou Taunaí.
Para o presidente do CMDCA, Judivan Pereira, as irregularidades que por ventura possam ser detectadas no decorrer das campanhas eleitorais dos candidatos, serão enviadas pra juízo para que sejam tomadas medidas cabíveis. “Também discutimos sobre o prazo para apresentação dos documentos que serão enviados ao TRE. Temos até o dia 10 de dezembro para enviar essa documentação. O CMDCA está acompanhando de perto o ritmo da campanha dos candidatos e isso se faz necessário para que não haja nenhuma irregularidade, haja vista que está tudo transcorrendo na mais perfeita ordem. Estamos aqui para auxiliar cada candidato com o intuito de que as eleições sejam um sucesso”, disse.
Para a eleição que ocorrerá no dia 29 de janeiro de 2012, poderá votar todo eleitor que tem título eleitoral sediado em Patos, basta levar o título acompanhado de um documento com foto. Durante o pleito serão eleitos 10 membros através do voto direto da comunidade, para mandato de 3 anos, cinco membros em cada conselho, no Norte e no Sul. Os outros dez ficarão na suplência.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

SINFEMP consegue rateio do FUNDEB em 3 Prefeituras

 
O presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, informou que as prefeituras de Santa Teresinha, Vista Serrana e Várzea já enviaram projetos de lei para as Câmaras Municipais e iniciarão o pagamento no dia 30 de novembro.

A prefeitura municipal de Santa Teresinha encaminhou o projeto e fará o pagamento até o dia 15 de dezembro de 2011. Já a Prefeitura de Vista Serrana, fará o pagamento no dia 30 de novembro e a Prefeitura de Várzea fará o pagamento no dia 20 de dezembro de 2011, conforme aprovação do projeto de lei pela Câmara Municipal na noite da última segunda-feira.

O sindicalista José Gonçalves destacou que em reunião com o Prefeito de Várzea, na última segunda-feira e a comissão de professores, quando fizeram as contas, cada professor tinha direito a R$ 460,00 e, no entanto, o Prefeito ampliou esse valor para R$ 545,00; garantindo assim um salário mínimo, para todos os profissionais que estão no exercício da função, ou seja, em sala de aula e o pagamento será efetuado no dia 20 de dezembro de 2011. “Quando o gestor municipal é sensível, quer aplicar corretamente os recursos do FUNDEB, quer valorizar a categoria, faz igual ao prefeito de Várzea Ivaldo Morais (Galego) e quando não quer fica empurrando com a barriga, inventando que o contador orientou a não fazer o rateio, que o Tribunal de Contas é contrário, dentre outras artimanhas para enganar aos professores.” Disse Gonçalves.

Gonçalves falou que todas as prefeituras que não fizerem o rateio até o dia 15 de dezembro de 2011, a partir do dia 16, serão todas acionadas na justiça. “O prefeito que tiver pensando que vamos permitir que os professores efetivos, que estão em sala de aula tenham um prejuízo desses, estão enganados, pois iremos entrar com ações contra todos aqueles que ousarem em não fazer o rateio e, além disso, entraremos ainda com ação de cobrança da correção do piso nacional da categoria de janeiro de 2009 a janeiro de 2012. Destacou o sindicalista.

Sinfemp

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Esse foi nosso presente de Natal”, diz sem-teto após ordem de despejo em Patos


Durante a manhã desta segunda-feira, dia 28, dezenas de Policias Militares da Tropa de Choque, ROTAM, Bombeiros Militares e funcionários da Prefeitura Municipal de Patos, cumpriram ordem judicial de despejo das famílias de sem-teto acampados as margens do Conjunto dos Sapateiros, Bairro Monte Castelo, em Patos. O pedido foi provocado pela Prefeitura de Patos e atendido pela 5ª Vara de Justiça do Fórum Miguel Sátiro.

De acordo com o Capitão Esaú, comandante da Tropa de Choque, os sem-teto não esboçaram resistência à ordem judicial e atenderam de pronto o pedido do oficial de justiça que se deslocou ao local. “Estamos aqui para cumprir a determinação judicial que é nosso papel. Até o momento está tudo tranquilo e esperamos que continue assim”, relatou o Capitão Esaú.

Nenhum representante da Prefeitura Municipal de Patos esteve na localidade para falar com a imprensa. Quatro trabalhadores da prefeitura estavam no local para ajudar na retirada dos objetos de casa pertencentes aos sem-teto. Também foi visto um caminhão, duas caçambas e um trator para limpar a área da ocupação e retirar os barracos montados.Despejo dos sem teto em Patos

A revolta na localidade é grande na ação que provavelmente durará todo o dia desta segunda-feira. Cícero Cirino, representante da comunidade, confessou a imprensa local: “Esse é o presente de Natal que estamos recebendo da Prefeitura de Patos. Apesar de apresentarmos os documentos para o Ministério Público mostrando as irregularidades na entrega das casas, nada foi feito. Mas a nossa luta não acaba aqui, podem ter certeza”, relatou revoltado o sem-teto.

Várias crianças estão no meio dos desabrigados. Muitas delas ajudam a recolher telhas, madeira, utensílios domésticos e correm risco no meio dos escombros e na correria das famílias diante do clima tenso. Não foi oferecida nenhuma saída por parte da assistência social da Prefeitura de Patos para os desabrigados, entre os quais muitas crianças.

Informações oficiais deram conta que os sem-teto já estavam no limite dos prazos dados pela justiça a pedido da Prefeitura de Patos, e por isso a ação de despejo ocorreu dessa forma.




Jozivan Antero – patosonline.com
Despejo dos sem teto em Patos
 Despejo dos sem teto em Patos
Tropa de Choque no despejo dos sem teto em Patos
Despejo dos sem teto em Patos
Despejo dos sem teto em Patos

domingo, 27 de novembro de 2011

PCdoB/PB realiza seminário de Movimentos Sociais



O Partido Comunista do Brasil-PCdoB na Paraíbarealizou no último sábado, dia 26 de novembro de 2011, no Auditório do SINTESP (UFPB), João Pessoa, um seminário com os movimentos sociais no Estado que contou com a participação de 114 comunistas, representando os municípios de João Pessoa, Cabedelo, Itabaiana, Sapé, Santa Rita, Bayeux, Lucena, Capim, Caaporã, Algodão de Jandaíra, Campina Grande, Patos, Sousa, Diamante, Santa Cruz, Coremas, Tavares e Riachão do Poço.
O presidente do PCdoB na Paraíba Cristiano Zenaide fez uma exposição acerca de um pacto em defesa do desenvolvimento, da valorização do trabalho e dos avanços sociais, incorporando os trabalhadores, do setor público e privado, do campo e da cidade, na luta por uma sociedade mais democrática e progressista.
O Secretário Adjunto dos Movimentos Sociais do PCdoB no Comitê Central, e, presidente da UNEGRO, Edson França, fez uma exposição sobre a conjuntura política atual e a importância dos movimentos sociais dentro do partido. “Os movimentos sociais do PCdoB devem jogar um protagonismo nas grandes mobilizações por reformas mais profundas na sociedade brasileira.” Disse França.
Foi apresentada a Resolução n°001/2011 da Comissão Política Estadual, instituindo o Fórum dos Movimentos Sociais Manoel Oliveira (FMSMO), como organismo da Direção Estadual do Partido, de caráter permanente, tendo por objetivo sistematizar e controlar a implementação das orientações políticas emanadas do Comitê Estadual e da Comissão Política Estadual.
O Fórum dos Movimentos Sociais na Paraíba adotou o nome de Manoel Oliveira, em homenagem ao combatente proletário Manoel Oliveira, militante do Partido Comunista desde a década de 1930 até seu falecimento em 1996, na cidade de Patos-Paraíba, sempre fiel e vigilante defensor do Partido e de seu caráter revolucionário.
Além da resolução da constituição do fórum dos movimentos sociais do PCdoB,  foi recomendada a articulação pela defesa da distribuição dos royaties do pré-sal, como fator de distribuição democrática da riqueza, com criação também de um fórum; a defesa dos serviços públicos e dos servidores públicos e a realização de seminários nos pólos regionais do partido no estado.
O vice-presidente e Secretário de Movimentos Sociais do PCdoB na Paraíba, José Gonçalves, afirmou que o seminário foi vitorioso em reunir em pleno sábado mais de 100 lideranças do PCdoB. “Uma grande vitória para o PCdoB na Paraíba em conseguir reunir várias lideranças representativas dos movimentos sociais, das frentes sindical, comunitária, mulheres, moradia, quilombolas, LGBT, negros, assentamentos e acampamentos, colocando um novo desafio para os comunistas da necessidade de maior inserção nas organizações populares.”
Gonçalves ainda destacou que o partido depois da vitoriosa conferencia estadual está colocando a política no comando e fazendo o diferencial. “Estamos firmes, construindo e fortalecendo o partido nos movimentos sociais, visando à eleição de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos nas próximas eleições, mas só estamos conseguindo isso, devido a nossa opção de colocar a política no comando em todas as nossas lutas.” Disse o sindicalista.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Vereador Edileudo Lucena – PT quer união em torno da revitalização do Rio Espinharas

                                                                                         ESTADO DA PARAÍBA
CÂMARA MUNICIPAL DE PATOS

CASA JUVENAL LÚCIO DE SOUSA



Vereador Edileudo Lucena – PT reforça convite para a Formação da Comissão Pró-formação do Comitê em Defesa do Rio Espinharas nesta quinta-feira, dia 24, na Câmara Municipal de Patos, ás 19:00 h.    





 O Vereador convidou a maioria das entidades de Patos e circos visinhas para participar de uma Sessão de Lançamento da Comissão Pró-Formação do Comitê em Defesa do Rio Espinharas, precisamente na data alusiva às comemorações do Dia do Rio Espinharas com propositura do mesmo Vereador Edileudo de Lucena Medeiros. Mas não tivemos o numero de publico esperado.






domingo, 20 de novembro de 2011

Adolescentes do Projovem do Monte Castelo recebem certificados do primeiro estágio

A Coordenação do Projovem Adolescente da cidade de Patos realizou uma cerimônia na noite desta sexta-feira (18), para fazer a entrega de certificados aos 39 adolescentes do Núcleo do Monte Castelo (Jatobá, Mutirão e Alto da Tubiba), que participaram do projeto “Agência 1º Estágio no Mercado de Trabalho”, dentro do Plano de Atuação Social – PLA. O objetivo do projeto é oportunizar aos jovens do território, através do resgate curricular de cada um, da classificação de currículos e da oferta de 1º estágio, uma forma de adquirir experiência. 
Durante todo o mês de outubro os adolescentes tiveram a oportunidade de prestar estágios em diferentes áreas de atuação no mercado de trabalho, como empresas, lojas e através das secretarias municipais.
Para a secretária do Desenvolvimento Social de Patos, Helena Wanderley, “poder participar desse momento em que esses jovens estão dando um passo importante em suas vidas, é extremamente gratificante, sobretudo porque demos a oportunidade de terem sua primeira experiência no mercado de trabalho. Precisamos oferecer mais esse tipo de atividade, e não só colocá-los dentro de uma sala de aula, mas sim fazê-los vivenciar práticas que sirvam de base para a vida profissional. Temos feito isso através das parcerias com os ministérios, e estamos tentando cada vez mais qualificar esses jovens e inseri-los no mercado de trabalho”, disse.entrega de certificados
Pastor Shslyder Lira, coordenador do Projovem Adolescente em Patos, considerou que esse talvez foi o momento mais importante dentro do Projovem Adolescente no tocante a planos de atuação social. “Em primeiro plano sabíamos que ira dar certo, mas agora percebemos que deu muito certo. O ciclo dois do Projovem que estamos em fase de conclusão, tem como um dos eixos, a inserção no mercado de trabalho, então dentro dessa metodologia, nós aplicamos essa modalidade e graças a Deus, fomos todos bem sucedidos”, relatou.
De acordo com Marcos Vinícius, que participou do estágio na área de jornalismo, com estágio na Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos (COORDECOM), foi uma oportunidade única onde todos os jovens participantes tiveram a chance de conhecer de perto uma realidade ainda desconhecida para a maioria, que é o primeiro estágio. “Gostei muito da parte de comunicação, pois lá aprendi a interagir melhor com as pessoas, e desenvolver técnicas de produção textual, entrevista e pesquisa”, explicou.
A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no Salão Paroquial da Igreja de Santo Antônio, reunindo representantes das Secretarias Municipais, da Coordenação do Projovem Adolescente, das empresas parceiras no projeto, autoridades e familiares dos adolescentes. Para a realização do projeto o Projovem Adolescente contou com o apoio de empresas Carreiros, Guedes Supermercado, Livraria Dom Bosco e Prefeitura Municipal de Patos. 
Fonte: Ascom
apresentação de street dance feita por jovens do Monte Castelo homenagem
entrega de certificados entrega de certificados
entrega de certificados entrega de certificados

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Em tratamento contra câncer, Lula raspa cabelo e barba


Marisa Letícia raspou o cabelo e a barba do ex-presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação Marisa Letícia raspou o cabelo e a barba do ex-presidente Lula
Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
 Luiz Inácio Lula da Silva, que realiza tratamento contra um câncer, raspou o cabelo e a barba, marca registrada do político na tarde desta quarta-feira. A decisão prevê antecipar a queda causada pela quimioterapia usada em seu tratamento. Dona Marisa Letícia cortou o cabelo e fez a barba do ex-presidente.
Ontem Lula recebeu a visita do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT). Faixas com mensagens de apoio foram fixadas em frente à sacada do apartamento do ex-presidente. "A gente sempre sai renovado, politicamente e afetivamente, de uma conversa com o Lula. É uma figura humana e política extraordinária", disse Tarso, que presenteou Lula com uma garrafa de vinho tinto produzido em uma vinícola gaúcha.
O câncer de Lula
Queixando de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.
O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.

Deputado Federal fala do medo da violência que marca população brasileira


Deputado federal Luiz Couto (PT), em pronunciamento no plenário da Câmara, nesta quinta-feira, falou do medo da violência que a população brasileira vem sofrendo nas grandes e pequenas cidades e nas comunidades rurais.

Em seu pronunciamento, o deputado falou dos problemas enfrentados pelo sistema prisional brasileiro e de alternativas, que em seu ponto de vista, contribuiriam para a diminuição dos problemas de Segurança Pública e que amenizariam esse medo que marca brasileiros e brasileiras.

“O medo é a força que concedemos ao ameaçador, ao opressor, ao matador, ao violentador, ao estuprador e ao exterminador. A população brasileira vive a sensação de que a violência está crescendo no País, por mais que alguns estudos e estatísticas mostrem o contrário.

O medo está sempre presente como um monstro em cada esquina, no sinal de trânsito, na favela, no condomínio fechado, na avenida, no asfalto e no caminho. Medo dos assaltantes. Medo dos traficantes. Medo das milícias. Medo da pistolagem e dos grupos de extermínio.

Medo da Polícia. Pasmem! Medo para todos os desgostos”, disse Couto.

O deputado destacou a problemática enfrentada pelo sistema prisional brasileiro, assim como a morosidade da Justiça e defendeu mudanças nesses setores.

Ele falou da superlotação e condições insalubres, onde apenados ficam amontoados em condições desumanas e degradantes e dos detentos que saem para cometer delitos na calada da noite sob o “manto da corrupção e o álibi da prisão”.

“Presos de pouca periculosidade condenados por crimes banais ou nem condenados ainda e presos de penas prescritas, convivendo e aprendendo com mestres do crime.

Pior ainda, os presídios são muitas vezes controlados pelos chefes do crime organizado, por facções criminosas e por funcionários corruptos.

Dali muitas vezes alguns deles saem nas sombras da noite para cometer delitos de morte sob o manto da corrupção e o álibi da prisão. A situação só não é pior - como se fosse possível piorar tal tragédia porque grande parte dos crimes não é elucidada e seus autores permanecem impunes”, alertou.

Mudança na Justiça – O deputado Luiz Couto defendeu mudanças na Justiça, a partir de mudanças nas leis, para estabelecer penas alternativas para pequenos delitos; criar mecanismos de celeridade para a dinâmica dos processos judiciais, principalmente, o que envolvem crimes contra a vida sem, entretanto, atentar contra o sagrado direito de defesa dos acusados.

“É urgente dar consequência às propostas de combate a corrupção dentro do Judiciário, sob pena de descrédito do poder que julga, absolve ou condena. Por árdua que seja a tarefa, por mais difícil que seja o desafio de promover segurança pública para a população brasileira, os bons exemplos estão aí a nos animar.

As iniciativas recentes dos Governos Estaduais de Pernambuco e do Rio de Janeiro são a certeza de que tudo começa com vontade política. Mas que não para por aí.

Como política pública num país complexo como o Brasil, a Segurança Pública, para além da transinstitucionalização dos três poderes da República, está necessariamente interligada, intersetorialmente ligada com todos às outras áreas do Poder Executivo.

Não é esfera isolada da economia, nem das políticas sociais de educação, saúde, assistência, previdência, meio ambiente, lazer, diversidade. Não é atribuição exclusiva da sua pasta específica.

Mas prioridade de todo o Governo e do Estado brasileiro como um todo. Segurança Pública é importante demais para depender apenas da vontade do Estado. É política pública para além do Estado. É tarefa de toda a sociedade.

É desafio de todas as instituições. É direito que exige responsabilidade de todas as pessoas. É vontade política que avança com persistência, que se nutre com esperança, que se funda, antes e acima de tudo, no respeito à vida”, concluiu Luiz Couto.


Fonte: Assessoria

Projovem do Bivar Olinto encerra Plano de Atuação Social com atividade para as mães


O núcleo do Projovem Adolescente do bairro Bivar Olinto realizou nesta quarta-feira (16), uma atividade de encerramento do Plano de Atuação Social, com o tema “construindo uma cultura de paz”. O momento abriu espaço para que os jovens exibissem para suas mães, o que desenvolveram durante dois meses no Plano de Atuação Social.
“O Plano de Atuação Social é uma atividade onde repassamos conhecimentos teóricos para os adolescentes, para que eles possam ser multiplicadores junto à comunidade local. Para isso, eles fizeram uma série de trabalhos, a exemplo de uma panfletagem no bairro, mostrando a importância de se criar uma cultura de paz na comunidade”, explicou Sandra Pereira, orientadora social do Projovem Adolescente do bairro Bivar Olinto.
Além da exibição de vídeos relacionados ao tema da paz e com registros fotográficos das ações dos alunos junto à comunidade local, as mães dos adolescentes também tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre a violência doméstica, com ênfase na violência contra a mulher, ministrada pela pastora Joana Darc Barboza, da igreja Nazareno.
“Tentei mostrar para essas mulheres aPalestra importância de se tomar posição diante da violência sofrida, e como elas podem repassar essa conscientização para outras mulheres que se encontram em situação semelhante. Precisamos enfatizar a cada dia a necessidade de se denunciar casos de violência doméstica, sobretudo contra a mulher”, relatou Joana Darc.
Ainda participaram da atividade o coordenador do Projovem em Patos, pastor Shslyder Lira, o facilitador Patrônio Andrade, e a assistente social do Projovem do Bivar Olinto e técnica do CRAS, Elza Moura.
Fonte: Ascom

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Festa do Servidor Publico de Patos


Os servidores públicos municipais de Patos, comemora o 15 de Novembro no gretel numa festa com muita musica ao som de Teinha e Forrozão Jogo de Cintura que tocou  vários ritmos, esta festa acontece todo ano, é uma festa promovida pelo SINFEMP,  Que pratocinou ceverja, refrigerante, arrubacão e feijoada.

domingo, 13 de novembro de 2011

Aniversário do Zeca Galdino


 Hoje domingo 13 de Novembro de 2011, é uma data especial é o dia que Zeca faz aniversário estar fazendo 88 anos, e comemorou com os  amigos como é de costume todos amigos, pela manhã ele e os demais se encontrão para tocar violão e tomar um bom aperitivo ou uma cerveja gelada. Parabéns Zeca muitos anos de vida pra você cheio de paz e saúde esses são os sinceros votos do seu amigo Zé Ilton, um abraço.


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece em Patos


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) está realizando durante essa quarta-feira, 10, a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. 
A promoção do evento tem como objetivo, gerar uma mobilização em todos os seguimentos da sociedade ligados aos trabalhos da criança e do adolescente. Segundo o secretário municipal de articulação social, Taunai Dantas, a pretensão da conferência é de discutir ideias que venham fortalecer o uso das políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes. “Através da participação da sociedade estamos trabalhando a formação de diretrizes e metas, as quais ao final da conferência serão apresentadas e colocadas através do processo de seleção como prioridades para execução”, afirmou. 
Entre os eixos temáticos trabalhados durante o evento está a garantia de direitos e protagonismo juvenil. Ao todo serão formados cinco grupos de trabalho que apresentarão suas ideias, para serem selecionadas para conferência estadual, que acontecerá em João Pessoa. 
De acordo com a coordenadora responsável pela ONG Operação Resgate, Nilma Pereira, a expectativa é de um evento positivo, que venha contribuir com o uso de políticas públicas direcionadas para crianças e adolescentes. “Esperamos através da conferêConferênciancia, a realização de um trabalho integrado, fortalecendo nesse sentido os vínculos entre os poderes para defesa de nossos jovens”, comentou. 
Dentro de cada grupo temático serão tiradas ações que contemplem a implementação, mobilização e acompanhamento, para que se possa viabilizar a aplicação das políticas públicas presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, e garantidas pela Constituição Federal. A II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece na Associação Comercial de Patos.
Fonte: Ascom PMP

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CONFERÊNCIA DISCUTE GARANTIA DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE EM PATOS


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, promove nos dias 9 e 10 de novembro, a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A abertura do evento está prevista para acontecer na Associação Comercial de Patos, a partir das 19h30min desta quarta-feira (09).
De acordo com o secretário municipal de Articulação Social, Taunai Dantas, esta segunda conferência tem como objetivo promover uma mobilização de todos os seguimentos da sociedade que trabalham com a temática da criança e do adolescente, como também a população em geral. “Nossa pretensão é poder discutir e desenvolver políticas públicas consolidadas pelo estatuto da criança, pois precisamos monitorar, implementar e mobilizar para que elas funcionem”, explica.
Ainda de acordo com o secretário, no segundo dia evento terá continuidade em torno dos eixos temáticos da conferência, que falam do sistema de garantia de direitos e do protagonismo juvenil. “São cinco grupos temáticos que trabalharemos nesta conferência, e escolheremos três prioridades que serão levadas para a conferência estadual, que acontecerá em João Pessoa”, conta.
Dentro de cada grupo temático serão tiradas propostas que viabilizem a aplicação das políticas públicas presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, e garantidas pela Constituição Federal.
Fonte: Ascom

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

PCdoB realiza seminário eleitoral em Patos

O PCdoB- Partido Comunista do Brasil, no município de Patos, distante 300 km de João Pessoa, realizou neste domingo (6) um Seminário Eleitoral que contou com a presença de mais de cem filiados, dentre eles os pré-candidatos às eleições de 2012, no auditório da Associação Comercial e Industrial da cidade.

Diversas autoridades estiveram presentes, entre eles o secretário Pedro Leitão, representando o prefeito Nabor Wanderley; o presidente estadual do partido, Cristiano Zenaide, o deputado estadual pelo PCdoB de Pernambuco, Luciano Siqueira e o presidente do PCdoB de Patos, José Roberto de Lima.

Estiveram presentes também diversos pré-candidatos a vereadores em Patos e em outros municípios, onde todos puderam conhecer o projeto eleitoral do PCdoB para as eleições de 2012, como também o vereador Edileudo Lucena e o pré-candidato a prefeito pelo PT, Lenildo Morais.

Na oportunidade o deputado estadual Luciano Siqueira falou dos ataques infundados da grande mídia contra o ex-ministro Orlando Silva, ataques que, segundo o deputado, tem como principal objetivo atacar o partido e o governo Dilma.

Siqueira enfatizou a importância da realização do seminário eleitoral no sentido trabalhar desde já o projeto eleitoral do partido. “Esse seminário é de fundamental importância para manter os pré-candidatos mobilizados, desde já, rumo a vitória em 2012 e o partido em Patos vem demonstrando a sua preocupação com os novos desafios que estão sendo colocados para os comunistas em nível nacional”, disse Siqueira.
Seminário

O partido reafirmou seu intuito de lançar um nome para compor a chapa de vice-prefeito na chapa majoritária do PMDB de Patos, garantindo assim o espaço para todos aqueles que pretendem se candidatar a vereador.

Para o presidente estadual do partido, Cristiano Zenaide, o PCdoB vive um grande momento e precisa canalizar suas forças para o grande projeto eleitoral em 2012, lançando candidaturas a prefeitos, a exemplo de Campina Grande.

O vice-presidente estadual do PCdoB, José Gonçalves, destacou o crescimento do partido no estado, presente em 96 municípios, com candidaturas em todos eles e com grandes perspectivas de vitórias. “Hoje temos outro PCdoB na Paraíba, que está crescendo e se fortalecendo com os pés no chão, enraizado junto aos movimentos sociais, com grandes chances de eleger um grande número de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos em 2012”, enfatizou.

Várias lideranças do partido no estado estiveram presentes, já que na noite anterior foi aplicado o Curso do Programa Socialista no Auditório do Circulo Operário de Patos, para mais de 40 dirigentes sindicais.
Ascom

Prefeitura de Patos instala serviços na comunidade Manoel Nascimento

O Programa “Patos Pra Frente” que leva a Prefeitura Municipal até os Bairros, oferecendo à população os serviços municipais, teve início na manhã desta segunda-feira (07), na comunidade Manoel Nascimento, onde é conhecida popularmente como “Cabeça do Porco”.
A sede do governo municipal se encontra instalada na Escola Municipal Raimunda Melo Medeiros, oferecendo serviços diversos aos moradores, fazendo com que o desenvolvimento de parcerias entre a comunidade e o poder público se fortaleça cada vez mais.
Para o secretário de Educação do município, José Francisco de Sousa, que esteve representando o prefeito Nabor Wanderley, durante a abertura do programa no bairro supracitado, cada oportunidade de estar mais perto da população é válida, sobretudo para conhecer melhor as necessidades da população e, juntamente com toda a administração municipal, tentar solucionar os problemas existentes.
“É importante que cada secretário tenha esse contato direto com a população, que é nossa maior ouvidoria, pois através dela é que iremos saber de fato, como traçar a maneira certa de atuar”, disse.
O secretário ainda ressaltou que o programa “Mais Educação”, que vem cada vez mais se destacando dentro das ações do “Patos Pra Frente”, onde é aberto o espaço para que os alunos apresentem o que estão desenvolvendo durante as oficinas.Saúde
“Considero que o “Mais Educação” é um divisor de águas, pois o município abraçou essa causa dando sua contrapartida, no acompanhamento das ações e dados pedagógicos do programa, mostrando que o lugar de criança é na escola”, concluiu José Francisco.
As ações do “Patos Pra Frente” serão executadas até a próxima quarta-feira (09), na comunidade Manoel Nascimento. Nas tendas montadas no pátio da escola e dentro de algumas salas de aula, estão sendo ofertados serviços de Saúde, Desenvolvimento Social, Habitação, Meio Ambiente, Infraestrutura, Serviços Públicos, entre outros. 
Fonte: Ascom