De acordo com o coordenador do CEREST regional do município de Patos, Petrônio Gouveia, a preocupação em tratar a temática parte da responsabilidade da formação das futuras gerações. “A exploração do Trabalho Infantil é uma prática que compromete as nossas crianças, e isto, acaba deixando para o futuro, a formação de uma geração debilitada, cansada, sem boas perspectivas para uma qualidade de vida. Então, a grande meta deste momento é justamente a construção de parcerias para o combate a este tipo de ação”, destacou.
Para a diretora geral do CEREST-PB, Celeida Barros, o maior desafio em combater o trabalho infantil é apresentar as condições de necessidade para a mudança de realidade. “A exploração do trabalho infantil é um problema social existente em nosso cotidiano, e isto acontece em muitos casos na própria necessidade da família”, comentou.
Segundo o Procurador Geral do Trabalhado de Patos, Rogério Wanderley, a formação de parcerias tem um papel importante na defesa da Criança e do Adolescente, no entanto, é necessário que a sociedade também faça a sua parte. “O Ministério Público do Trabalho vem atuando de maneira firme nos casos que envolvem a criança e o adolescente, mas é importante que a sociedade seja consciente sobre os malefícios desta prática para o futuro”, disse.
Participaram da programação do I Seminário sobre impactos do Trabalho Infantil na Saúde da Criança e Adolescente nesta manhã, o coordenador do CEREST regional do município de Patos, a diretora geral do CEREST-PB, o Procurador Geral do Trabalhado, coordenadores do Centro de Referencia e Assistência Social CRAS, e do Centro de Referencia Especializado em Assistência Social – CREAS, representantes públicos da sociedade, membros do conselho tutelar, diretores de Escolas Públicas, líderes comunitários, entre outros.
Programação ----9:00 – Composição da mesa
9:30 – Palestra: Os impactos do Trabalho Infantil na Saúde da criança e Adolescentes (Sergio Roberto Sales Nóbrega – Técnico do núcleo de promoção, prevenção, recuperação do CEREST-PB)
10:00 – Intervalo
10:15 – Ministério Público do Trabaho de Patos (tema livre)
10:45 Debate12:00 Almoço----
14:00 – Estudos de casos com formação de grupos
15:30 – Intervalo15:45 – Apresentação de trabalhos em grupos
17:00 Encerramento das atividades.
Ascom Pref. de Patos
Nenhum comentário:
Postar um comentário