Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de junho de 2013

CTB/PB realiza 3º Congresso Estadual em Patos




A CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba, realizou o seu 3º Congresso Estadual nos dias 14 e 15 de junho de 2013 em Patos, sertão do estado, onde contou com 236 delegados, sendo 120 homens e 116 mulheres, representando 105 entidades sindicais filiadas à central.

O 3º Congresso Estadual foi denominado “João Pedro Teixeira”, em homenagem aos 51 anos do assassinato do líder das Ligas Camponesas na Paraíba, e contou com os representantes do Memorial das Ligas Camponesas, localizada no Município de Sapé, Brejo Paraibano.

Durante a realização do congresso foi feita uma análise da conjuntura política internacional, nacional e estadual, o balanço político organizativo dos trabalhos realizados nos últimos quatro anos, o plano de lutas, a alteração estatutária, eleição dos membros da Diretoria, Conselho Fiscal e dos dirigentes de 14 regionais da central em todo o estado.

O dirigente da CTB nacional, Eduardo Navarro, que acompanhou todo o congresso, enfatizou o crescimento da central no estado, o grau de unidade encontrado e acima de tudo a conquista de muitas filiações de sindicatos em todas as regiões, representando as mais diversas categorias. “Saio daqui com a certeza do compromisso de todos que fazem a CTB/PB e quero nesse momento declarar empossada a nova diretoria eleita que terá mandato até 2017”, frisou o mesmo.

Para o presidente José Gonçalves, que foi reconduzido a mais quatro anos de mandato, a CTB vem no caminho certo, pois no primeiro congresso participaram 126 delegados, no segundo congresso 143 e no terceiro 236, destacando-se a presença das mulheres e da juventude.

A Diretoria composta por 33 diretores, tem 17 homens e 16 mulheres. As delegacias regionais de: João Pessoa, Guarabira, Cuité, Campina Grande, Itabaiana, Monteiro, Taperoá, Princesa Isabel, Patos, Itaporanga, Pombal, Catolé do Rocha e Cajazeiras, são compostas por três coordenadores, sendo um geral, organização e mobilização e outro de Formação Sindical, chegando a 42 sindicalistas, que com os 33 membros da Diretoria e do Conselho Fiscal, totaliza 75 dirigentes sindicais.

O planejamento estratégico situacional e a formação sindical tem sido uma das prioridades da CTB/PB e para isso está marcado para os dias 3 e 4 de agosto de 2013, o planejamento da nova Direção, incluindo todos os diretores regionais. Essa formação estará a cargo do CES (Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho) e da secretaria de formação sindical da CTB nacional.


CTB/PB.

terça-feira, 11 de junho de 2013

UAC quer manter cadastro das casas em Patos

A UAC- União das Associações Comunitárias de Patos re Região, realizou reunião da Diretoria no último sábado, dia 01 de junho de 2013, onde discutiu uma ampla pauta, iniciando com a discussão sobre o cadastro que foi feito pelas Associações filiadas e entregue desde 2012 a Secretária de Desenvolvimento e Habitação de Patos, que contempla mais de quatro mil inscritos no município.
Além da questão da moradia, foi definida a realização de uma plenária com todas as pessoas cadastradas nos bairros que pretendem fazer em seguida uma caminhada até a sede da Prefeitura para demonstrar o número de famílias que não tem uma casa para morar.
Para o presidente da UAC, José Ilton, o argumento utilizado pelo atual secretário de habitação de que não existe um déficit habitacional em Patos que chegue a 15 mil moradias não justifica, se levar em consideração o número de pessoas que moram nas casas de seus pais, parentes e pagam aluguel no município e uma forma de demonstrar a situação, é justamente convocando todos para as ruas.
A entidade também não concorda com a proposta de se fazer outro cadastro, pois já existe um feito pelas associações e que deve ser levado em consideração pela gestora municipal.
Além do problema da moradia, que será a reivindicação principal da UAC e associações filiadas, será realizado um seminário com todos os diretores das associações, do presidente aos membros do Conselho Fiscal, para fazer um diagnostico de cada associação e apontar caminhos para sair do marasmo, da inércia que muitas se encontram, apesar dos graves problemas com a saúde, educação, violência, desemprego existentes na cidade. “As associações tem que cumprir um papel diferente, de encaminhar as lutas e reivindicações dos moradores e não ficar apenas na distribuição dos alimentos que vem dos bancos de alimentos de Patos. Podemos fazer isso, mas não podemos nos resumir a apenas isso”, destacou José Ilton.
Foi discutida na reunião a campanha contra as drogas, onde foi feita uma exposição por Luciano e a entidade vai participar das atividades desenvolvidas, realizando palestras nos bairros, iniciando pela área do São Sebastião.
A UAC tem sede na Rua José Gomes Alves, 38, 1º Andar, Centro, telefone 3421.8457, ao lado da Escola Branca de Neve.

agorapatos.com.br

segunda-feira, 3 de junho de 2013

PCdoB se reúne e reafirma nome de Wandecy Medeiros para Meio Ambiente


O Comitê Municipal do PCdoB se reuniu na manhã deste domingo, dia dois de junho, na sede do partido, e fez uma análise do atual momento do partido em Patos.
A direção entendeu que a decisão de Zé Gonçalves de não assumir a secretaria de Meio Ambiente foi uma atitude acertada, porque na luta sindical ele pode exercer, como vem exercendo, um papel relevante, um papel voltado para a luta dos professores e demais funcionários públicos municipais.
O PCdoB ressaltou a participação do partido nas últimas eleições, onde construiu uma vitoriosa aliança, tanto nas eleições proporcionais como na majoritária, e definiu que em breve assembleias serão realizadas para analisar o atual momento político e administrativo de Patos. “O PCdoB tem esse diferencial de debater bastante os assuntos pertinentes à cidade”, disse o presidente José Roberto de Lima.Na reunião de hoje o PCdoB reafirmou mais uma vez que o nome que o partido oferece para assumir a pasta do Meio Ambiente é o do jornalista Wandecy Medeiros.
“O nome de Wandecy Medeiros tem sido consenso dentro do partido e agora cabe à edilidade acatar e respeitar a nossa decisão”, afirmou o presidente Roberto Lima.O Comitê Municipal deliberou ainda que será realizado um seminário do partido em Patos, envolvendo todas as lideranças que atuam nos movimentos sociais, além de ser feita uma avaliação sobre a participação no governo municipal, a presença de uma parlamentar na Câmara Municipal, eleições 2014, dentre outros.
agorapatos.com.br