Pesquisar este blog

domingo, 25 de setembro de 2011

Emocionante: Prima do padre desaparecido diz que tentou evitar o fato

23/09/2011 14:37 ( 5136 visualizações) - Imprimir imprimir esta notícia
A reportagem da Rádio Espinharas FM (105.1), através do repórter Higo de Figueiredo, esteve na manhã desta sexta-feira, dia 23 de setembro em Santa Luzia, com a finalidade de ouvir os familiares do padre Jerônimo, sobre seus últimos passos antes do desaparecimento.
A reportagem conversou com a senhora Maria Aparecida, prima do padre, a última pessoa a ter contato com ele antes do desaparecimento.
Emocionada, Maria Aparecida, deu detalhes dos momentos de angústia do padre, antes de desaparecer. Ela disse que tentou com todas as forças impedir que padre Jerônimo saísse de casa. Segundo ela, bastou um momento de descuido para que ele tomasse destino ignorado.
Escute a entrevista com Maria Aparecida
Patosonline.com

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Amigos e familiares se despedem de Nilsão

 21/09/2011 20:56 ( 956 visualizações) - Imprimir imprimir esta notícia
Já passava das 16:30 h. desta quarta-feira, dia 21, quando o cortejo fúnebre saiu da residência do inesquecível Nilson Batista “Nilsão” com destino ao Cemitério São Miguel. A Filarmônica 26 de Julho fez com que os acordes levados por seus músicos lembrassem que ali estava alguém que fez da vida canções para o povo e para os entes mais próximos.

Centenas de pessoas que conviveram e admiravam Nilsão se fizeram presentes para a última homenagem ao artista e pai de família exemplar. A Associação do Trabalhador Cultural de Patos – ASTRAL confeccionou um banner com trecho da música Canção da América de Milton Nascimento: “Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração”.

Nos 61 anos de vida, Nilsão foi deixando um legado para os amigos,O Adeus a Nilson Batista - Nilsão admiradores, parentes e para toda a família que ficará eternizada na lembrança do olhar doce, da voz forte e delicada que fez história em Patos. Nilsão lutou até onde pôde contra o câncer, mas esse foi mais forte que sua vontade de viver.

Por onde passou Nilsão só deixou amigos e seu exemplo de determinação e bondade.

Siga em Paz!




Jozivan Antero – patosonline.com
O Adeus a Nilson Batista - Nilsão

sábado, 17 de setembro de 2011

Entidades realizam novo protesto no centro de Patos pelo aumento do número de vereadores

O movimento pelas 17 vagas criado pelo PC do B, PT, PPS, PSB e várias associações comunitárias e outros segmentos sociais da cidade de Patos, realizou no fim da tarde desta sexta-feira (16), uma nova mobilização no centro da cidade com o intuito de chamar atenção da população para que pressione os vereadores no sentido de regulamentar o aumento do número de vagas na câmara municipal, a partir da próxima legislatura, dos atuais onze para dezessete edis.

O movimento foi criado depois da resistência da maioria dos atuais vereadores, que se posicionaram contra as dezessete vagas, como determina a Emenda Constitucional 58/2009, que estabelece a quantia de dezessete vagas para as câmaras municipais de cidades com população de 80 mil até 120 mil habitantes.

Diante da polêmica que envolveu debates acirrados entre os contra e a favor do aumento, a câmara aprovou em primeira votação, uma emenda ao regimento interno aumento o número de vereadores para  próxima legislatura dos atuais 11 para 13, inclusive, a expectativa é que ela seja votada em segunda votação na próxima terça-feira, na sessão ordinária da Casa de Juvenal Lúcio de Sousa.

Mesmo com a aprovação dessa emenda pela câmara, os líderes do movimento pelas dezessete vagas continuam fazendo mobilizações e protestos contra a atitude dos vereadores que aprovaram a emenda com onze vagas. “O movimento vai continuar porque nós entendemos que Patos, com mais de cem mil habitantes, não pode ficar na contra - mão da história, com onze ou treze vagas ,quando o próprio TSE já definiu que Patos tem direito a dezessete vagas”, disse o sindicalista  José Gonçalves.

Zé Gonçalves disse ainda que todos os partidos e entidades imbuídos nessa luta,  vão ingressar com uma ação na justiça para tentar garantir as dezessete vagas, e é pretensão  também  a fixação de outdoor´s  em pontos estratégicos da cidade com fotos dos vereadores que foram contra o aumento, para que a população tome ciência de quem se posicionou contra o povo.

De acordo com Zé Gonçalves o aumento na representação da câmara democratiza mais o processo, como também, estabelece uma maior representatividade possibilitando a ascensão de outros segmentos sociais à casa de Juvenal Lúcio de Sousa.

Prefeito se reúne com líderes comunitários no bairro Bivar Olinto

O encerramento do programa “Patos Pra Frente” da Prefeitura Municipal de Patos no bairro Bivar Olinto e adjacências, na tarde desta quinta-feira, 15 de setembro, foi marcado por uma reunião entre o prefeito Nabor Wanderley, alguns secretários municipais e os presidentes das associações de moradores dos bairros Bivar Olinto, Vila Teimosa, Loteamento Morada do Sol e Conjunto Geralda Medeiros.
A dinâmica da reunião foi a mesma que tem dado certo nas diversas reuniões que o Governo Municipal vem realizando nas comunidades. Os representantes dos bairros em questão fizeram uma avaliação das ações da Prefeitura e apresentaram as novas demandas. Em seguida, o prefeito e os secretários falaram sobre as medidas que serão tomadas para resolver os problemas.
Para o prefeito Nabor Wanderley, as reivindicações são legítimas e giram em torno de melhorias básicas para as localidades, a exemplo da falta de calçamento, rede de esgoto, praças, construção e reformas de postos de saúde, entre outros. “Dentro dessas demandas nós explicamos o que já está em andamento e o que ainda pode ser feito, pois na medida do possível, nossa atenção é atender a todos. Não podemos resolver tudo ao mesmo tempo, mas a participação dos moradores é importante para que possamos construir em parceria, formas de melhorar a qualidade de vida dessa localidade que abrange essas quatro comunidades”, avaliou o prefeito.
“Já encaminhamos algumas questões para que eles tenham a resposta que precisam. É importante estar presente, orientando a população e o que for da competência da prefeitura a gente vai fazer no menor tempo possível”, completou Nabor Wanderley.
Para o líder comunitário do Loteamento Morada do Sol, Roberto Guedes, o momento foi proveitoso, sobretudo pela aproximação que tiveram com o gestor público, e ainda, pelas questões levantadas na oportunidade. “Colocamos em pauta vários problemas que ainda fazem parte da nossa realidade e, acredito que pela discussão que tivemos, logo teremos alguns resultados satisfatórios. Acordamos também que realizaremos encontros como esse, a cada sessenta dias, para que continuemos acompanhando e apontando o que pode ser feito, quem sabe até em forma de parceria”, disse.

Fonte: Ascom

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Em Patos: Vereadores contrários as 17 vagas poderão ter fotos espalhados em outdoor

O líder do movimento que defende 17 vagas de vereador para a cidade de Patos, a partir da próxima legislatura, sindicalista Zé Gonçalves, concedeu entrevista a Rádio Espinharas FM (105.1) na tarde de hoje, sexta-feira, dia 16 de setembro, onde defende que sejam colocados outdoors com as fotos dos vereadores contrários as 17 vagas.
O sindicalista declarou que a idéia e confeccionar outdoors com as fotos dos vereadores e espalhar em pontos estratégicos de Patos.
Durante o programa Espinharas Notícias, os telefones foram liberados para o ouvinte opinar sobre a idéia, alguns se mostraram simpáticos e afirmaram que até contribuem com recurso financeiro para que isso ocorra. Outros foram contrários e afirmaram que tal ato seria um desrespeito aos representantes do povo.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Abertura da festa da padroeira leva multidão a Catedral de Nossa Senhora. Veja as fotos

Abertura da festa da padroeira leva multidão a Catedral de Nossa Senhora. Veja as fotos
Milhares de fiéis compareceram a catedral de Nossa Senhora da Guia, na noite desta quarta-feira, 14, na abertura da festa em homenagem a padroeira da cidade de Patos.

As festividades tiveram inicio com a missa celebrada pelo padre Evandro, na paróquia de São Pedro no bairro Jatobá. Em seguida a tradicional carreata em procissão com a imagem da santa padroeira, percorrendo todas as igrejas da cidade.

No inicio da noite o largo da catedral já se encontrava lotado de fieis que aguardavam a chegada da imagem e dos “romeiros” que seguiram em procissão, de carros, motos, bicicletas ou mesmo a pé, em trechos do trajeto.

A recepção calorosa em fronte a catedral foi presidida pelo padre José Ronaldo (pároco da catedral), que comandou também o hasteamento da bandeira e a benção do Santíssimo Sacramento.

O hino da padroeira ecoou no centro da cidade em um dos momentos mais emocionantes da celebração. Os fiéis cantaram o hino de Nossa Senhora da Guia, já em clima de festa da padroeira, uma data especial para os católicos não só de Patos, mas de todas as igrejas da diocese.


Pe. Ronaldo
Procissão
Procissão
festa
Devotos de Nossa Senhora
Bandeira sobe à torre da catedral
Devotos cantam Hino da Padroeira

No Bivar Olinto: prefeito Nabor Wanderley recebe homenagem pelo seu aniversário

As atividades do “Patos Pra Frente” no bairro Bivar Olinto tiveram um complemento comemorativo na manhã desta quarta-feira, 14 de setembro. Além de todos os serviços oferecidos à população pelas secretarias municipais, os funcionários e alunos da Escola Anaíza Calixto juntamente com os secretários e funcionários públicos municipais, prepararam uma homenagem surpresa para brindar o aniversário do prefeito Nabor Wanderley, que ficou surpreso diante tal manifestação.
Logo na chegada ao bairro, o prefeito foi saudado pela Filarmônica 26 de Julho e com apresentações culturais dos alunos que praticam Capoeira pelo Programa Mais Educação, e ainda, uma encenação com o tema “A Paz Pela Paz”.
Em seguida, os alunos do 9º ano, João e Raquel, apresentaram uma canção ao som de voz e violino, como forma de externar os sinceros votos de feliz aniversário da Escola Anaíza Calixto.
Nabor Wanderley usou da palavra para dizer que ficou bastante emocionado com a homenagem, e fez questão de destacar a gratidão que tem pela cidade de Patos, sobretudo por ter confiado a ele a oportunidade de administrar por duas vezes a cidade. Ele também agradeceu o trabalho dos servidores municipais que atuam incansavelmente para manter cada vez mais o município em ritmo de crescimento e transVoz e Violinoformação.
Ao final das homenagens foi oferecido um farto lanche e um grande bolo de aniversário para todos que participaram do momento, servidores municipais e comunidade.
O programa "Patos Pra Frente" que funciona como um canal de diálogo da Prefeitura Municipal de Patos com as comunidades, onde a população tem a oportunidade de receber atendimentos e solicitar melhorias nas diversas áreas da administração municipal, encerrará as atividades no bairro Bivar Olinto e adjacências, nesta quinta-feria, 15 de setembro. 
Fonte: Ascom
Homenagem da Escola Homenagem da Saúde

Protesto: Barraqueiros reclamam da mudança de local na Festa da Guia

Os proprietários de barracas que comercializam produtos durante os dias da Festa da Guia estão reclamando da transferência do local. Esse ano eles estão comercializando seus produtos na Rua Floriano Peixoto e não mais na avenida principal Sólon de Lucena.
Para piorar a situação, ontem (noite de abertura da festa), a Energisa afirmou que naquele local, não poderia fazer a ligação.
Com esse impasse, os barraqueiros procuraram o secretário Adjunto de Infraestrutura de Patos, Maurício Lopes, que se comprometeu e conseguiu outro local para as barracas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Patos Pra Frente: Serviços de saúde atendem grande demanda no bairro Bivar Olinto

Nesta terça-feira, 13 de setembro, no segundo dia de ações do programa "Patos Pra Frente" no Bairro Bivar Olinto, os serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal de Patos estão tendo uma procura intensa por parte da população daquela área.
Dentre os serviços oferecidos o setor de saúde está atuando com diversos atendimentos e trabalhos dentro do Programa de Saúde na Escola (PSE), com Avaliação Nutricional, Tipagem Sanguínea, entre outros. As unidades de saúde José de Oliveira Pio e Sebastiana Xavier, seguem com os atendimentos normais com dentista, clínico geral e as equipes de enfermagem que atendem pelo Programa de Saúde da Família (PSF).
“Tanto os serviços de prevenção a exemplo da coleta de material para citologia, como os de vacinação, tipagem sanguínea, avaliação nutricional, teste de glicemia, orientação da saúde bucal, estão sendo bem procurados pela população do bairro e adjacências. Hoje pela manhã tivemos uma grande demanda no atendimento especializado na área de dermatologia”, informou a secretária adjunta de saúde, Nadigerlane Rodrigues.
Segundo a secretária, o diferencial do Patos Pra Frente é que nas escolas são realizados atendimentos especializados. Para esta quarta-feira, 14 de setembro, no terceiro dia Patos Pra Frente - Bivar Olintodo Patos Pra Frente no bairro Bivar Olinto, a Secretaria de Saúde está viabilizando a realização de atendimentos em ginecologia e pneumologia.
O programa "Patos Pra Frente" funciona como um canal de diálogo da Prefeitura Municipal de Patos com as comunidades. Instaladas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Anaíza Calixto, no bairro Bivar Olinto, todas as secretarias municipais estarão oferecendo serviços e informações para a população também da Vila Teimosa, Conjunto Geralda Medeiros e Loteamento Geraldo Carvalho, até a próxima quinta-feira, 15 de setembro.
Fonte: Ascom

Estudantes da UFCG promovem novo protesto e fecha rodovia que dá acesso a Teixeira

Os estudantes do Campus da UFCG em Patos deram continuidade na manhã de hoje (quarta-feira) ao protesto iniciado na semana passada onde cobravam a Clínica de Odontologia do Campus que tinha como previsão de término da obra, o final do ano passado e até o momento está sem previsão de entrega.
Com esta situação os estudantes de odontologia estariam sendo prejudicados, especialmente os alunos do 6° Período que não tem como dar prosseguimento ao curso, por ficarem sem condições de terem aulas práticas.
Na semana passada houve uma reunião com o Reitor da Universidade, Thompson Mariz e os estudantes, porém até o momento sem acordo entre as partes.
Com isso os alunos do curso voltaram a se manifestar hoje pela manhã de frente ao campus da UFCG e conseguiram a adesão dos demais cursos que engrossaram o coro da classe estudantil e aproveitaram o momento também para fazer reivindicações para os seus cursos.
Veja o vídeo

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Partidos reunidos unificam luta pelas 17 vagas para Câmara de Patos

Os partidos PSB, PT e PCdoB se reuniram na tarde deste sábado 10, onde na oportunidade foi discutida a luta pelas 17 vagas na Câmara de Patos, como também a realização de um ato público.

Uma decisão tomada foi entrar imediatamente com ação na justiça, garantindo a decisão do Tribunal Superior Eleitoral, onde foi definido o número de vagas, e ao mesmo tempo fazer a denúncia dos vereadores que estão contra a ampliação de 11 para 17.

No próximo dia 16, sexta-feira, haverá mais uma manifestação pelas 17 vagas, que acontecerá às 17h ao lado da Telemar, articulada pelos partidos acima mencionados, sindicalistas, associações comunitárias, dentre outras entidades.

 O sindicalista José Gonçalves reafirmou a necessidade das 17 vagas. Segundo ele, municípios menores, a exemplo de Pombal possui 13 vagas, Sousa e Cajazeiras 15 vagas e “Patos, mais uma vez na contramão da história da Paraíba, com a maioria dos vereadores defendendo 11 ou 13 vagas, olhando apenas para seus projetos pessoais, em permanecer com altos salários em detrimento das necessidades da cidade”, desabafou.
 Sucessão Municipal

Foi feita uma avaliação do quadro político estadual, como também no município de Patos. No entendimento dos presentes, se faz necessária a reaglutinação das forças de esquerda, não apenas na Paraíba, mas também neste município.

 O pré-candidato a prefeito de Patos pelo PT- Partido dos Trabalhadores, Elenildo Morais, falou que seu partido quer construir uma proposta alternativa para o município e para isto está buscando o apoio de outras forças políticas, especialmente das siglas de esquerda.

 Um dos pré-candidatos a prefeito de Patos, pelo PSB, Bonifácio Rocha, atual secretário adjunto de finanças do Estado,  fez uma avaliação da situação política atual e defendeu que fosse mantida as conversações entre os partidos, até porque as definições políticas ainda estão acontecendo em cada um e que o PSB também defende essa reaglutinação dos partidos em Patos.

 O presidente do PCdoB, José Roberto de Lima, acrescentou que o Partido foi o primeiro a levantar a luta pela reaglutinação dos partidos da base do governo Dilma na Paraíba, tentando construir o núcleo de esquerda, visando as eleições municipais de 2012. “O PCdoB hoje é da base aliada do prefeito Nabor, mas em nossa conferência municipal foi deliberado que conversaríamos com os partidos da base aliada do governo Dilma, no caso o PMDB, PSB e PT”, afirmou.
Ascom

terça-feira, 6 de setembro de 2011

CMDCA - LANÇA EDITAL PARA AS ELEIÇÕES DOS CONSELHOS TUTELARES EM PATOS - PB.

ESTADO DA PARAÍBA
PREFEITURA MUNICIPAL DE PATOS    
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.
Rua Felizardo Leite, 121 – centro – tel.83.3423.3643 – 58.700-030 Patos-PB

RESOLUÇÃO N° 003/2011 – EDITAL N° 01 DE CONVOCAÇÃO PARA AS ELEIÇÕES DOS/AS CONSELHEIROS/AS TUTELARES DO MUNICÍPIO DE PATOS/PB

O Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Patos/PB, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8.069/90), pela Lei Municipal 1.936/1992 e 2.514/1997 e pela Resolução do CONANDA N° 139/2010 que regulamenta a eleição dos/as conselheiros/as para a formação dos Conselhos Tutelares do Município de Patos/PB, INSTITUI, através deste ato, o processo eleitoral relativo à gestão 2012/2015 dos/as Conselheiros/as Tutelares no Município de Patos/PB e CONVOCA os/as interessados/as em concorrerem no pleito onde as inscrições terão início em 05/09/2011 a 30/09/2011, no período das 8h00min às 14h00min, na Casa dos Conselhos, à Rua Felizardo Leite, 121 – centro – Patos/PB. O local da realização do Seminário e das provas serão oportuna e amplamente divulgados. O Conselho Tutelar Norte e Sul serão compostos de cinco membros titulares e cinco suplentes (cada), que terão mandato de três anos, permitida uma recondução em pleito similar, escolhidos/as pelo voto facultativo e secreto dos cidadãos e cidadãs domiciliados no município de Patos,

I - Das Disposições preliminares

a)      Será responsável pela operacionalização do processo de escolha dos/as Conselheiros/as Tutelares em todas as suas etapas (item V deste Edital) a Comissão Eleitoral do CMDCA, constituída pela Resolução N° 02/2011 de 30 de março de 2011, à qual compete:
1)     Organizar e coordenar o processo eleitoral;
2)     Receber os pedidos de inscrições;
3)     Providenciar os recursos humanos e financeiros necessários à realização do pleito;
4)     Providenciar as credenciais para os fiscais;
5)     Decidir os recursos e impugnações;
6)     Decidir os casos omissos nesta resolução;



II - Atribuições

a)      As atribuições do Conselho Tutelar são as referidas no artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8.069/90) e no Capítulo III – Seção I - Artigo 23 e seguintes da Lei Municipal 1.936/1992 e 2.514/1997.

III - Da Remuneração
           
a)      Os membros do Conselho serão remunerados pelo Poder Público Municipal, sem relação de emprego com a municipalidade, com valor mensal correspondente com a remuneração mínima prevista na Prefeitura de Patos/PB. Caso o/a Conselheiro/a eleito/a seja servidor/a público, fica vedada a acumulação de vencimentos, devendo o/a conselheiro/a optar pela remuneração respectiva;
b)     É vedada a acumulação do Cargo de Conselheiro/a Tutelar com outro cargo eletivo;
c)      No caso do/a Conselheiro/a Tutelar pretender concorrer a outro cargo eletivo, deverá se desincompatibilizar das suas funções, evitando-se desvio ou prejuízo na atuação do Conselho Tutelar;

IV - Das Vagas e dos Requisitos para a Inscrição

a)      Os/as interessados/as em concorrer às 05 (cinco) vagas para titulares e 05 (cinco) vagas para suplente dos Conselhos Norte e Sul deverão inscrever-se no período compreendido entre o dia 5(cinco) de setembro de 2011 e o dia  30(trinta) de setembro de 2011, mediante preenchimento, de próprio punho de Ficha de Inscrição fornecida pela Comissão Eleitoral, que poderá recusar a inscrição à falta de qualquer dos documentos e aptidões que a Lei exige:
1)     Reconhecida idoneidade moral;
2)     Idade superior a 21 (vinte e um) anos;
3)     Residir no município há mais de 2 (dois) anos;
4)     Estar no gozo de seus direitos políticos;
5)     Ter concluído o ensino médio (2° grau);
6)     Ter reconhecida experiência, de no mínimo 2 (dois) anos, no trato com crianças e adolescentes.
7)     Sujeitar-se ao regime de dedicação integral, sendo vedada a acumulação de cargo, função ou emprego remunerado em instituições/empresas públicas e/ou privadas;
8)     Não ter sido penalizado/a com a destituição da função de conselheiro/a tutelar, nos 5 (cinco) anos antecedentes às eleições;
b)     Os documentos necessários à inscrição e registro dos/as candidatos/as são os seguintes:         
1)     Folha de Antecedentes Criminais da Secretaria de Segurança Pública do Estado/PB;
2)     Duas fotos 3x4 (recente);
3)     Declaração de idoneidade;
4)     Cópia do RG;
5)     Cópia do CPF;
6)     Cópia de documento que prove a residência no município (tempo de residência de dois anos);
7)     Cópia do Titulo de Eleitor e/ou do comprovante da última eleição ou certidão de quitação;
8)     Atestado de Sanidade física e mental (emitido por comissão de Médicos do Trabalho, instituída pela Comissão Eleitoral);
9)     Comprovante de Escolaridade.

V. Das Impugnações e dos Recursos:

a)      Qualquer pessoa maior e capaz, residente no município, poderá até 3(três) dias úteis, depois de encerradas as inscrições, requerer ao Presidente da Comissão Eleitoral do CMDCA a impugnação de candidaturas, em petição fundamentada e indicando as provas que poderão ser produzidas;
b)     A Comissão Eleitoral do CMDCA, com a autuação da impugnação através de sua secretaria, providenciará em vinte e quatro horas, contadas do recebimento da impugnação, a notificação do/a impugnado/a para produzir sua defesa em quarenta e oito horas, ouvindo em seguida o Ministério Publico pelo mesmo prazo;
c)      Finalizadas tais providências, a Comissão Eleitoral do CMDCA decidirá em quarenta e oito horas, por maioria simples, a impugnação, declarando válida ou invalidando a respectiva candidatura impugnada.

VI - Da Candidatura:

a)      Os/as candidatos/as ao cargo de Conselheiros/as tutelares passarão pelas seguintes etapas:
1)     Inscrição – do dia  5 (cinco) até o dia 30 (trinta) de setembro de 2011 – das 8h00min às 14h00min – na Casa dos Conselhos à Rua Felizardo Leite, 121 - Centro – Patos-PB;
2)     Seminário – dias 19 (dezenove) e 20 (vinte) de outubro de 2011;
3)     Prova escrita – dia 23 (vinte e três) de outubro de 2011, com início a partira das 8 (oito)horas;
4)     Pleito em 4(quatro) de dezembro de 2011 das 8h00min às 17h00min;
5)     Estágio/aprendizagem – 15 (quinze) dias em Janeiro de 2012.

b)     Cada candidato/a poderá registrar, além do nome, um apelido, e terá um número oportunamente sorteado pela Comissão Eleitoral.

VII - Do Debate e da Propaganda dos/as Candidatos/as

a)      Visando assegurar igualdade de condições na escolha pública, a Comissão Eleitoral do CMDCA fiscalizará os meios de comunicação, inclusive emissoras de rádio, de forma que os/as candidatos/as disponham do mesmo período de tempo na divulgação de suas candidaturas;
b)     Durante a campanha que antecede a escolha popular, poderão ser promovidos  debates, envolvendo todos os/as candidatos/as cujas inscrições tenham sido  deferidas, permitindo aos cidadãos avaliarem o potencial de cada postulante ao Conselho Tutelar;
c)      Caso o número de candidaturas deferidas impossibilite a realização de único debate com todos os concorrentes, é facultada a realização de debates de grupos de candidatos;
d)     A Comissão Eleitoral do CMDCA providenciará ampla divulgação da escolha, de forma a motivar e conscientizar os munícipes da importância da participação popular;
e)      Fica expressamente proibida a propaganda que consista em pintura e pichação de letreiros ou outdoors nas vias públicas, nos logradouros, muros,  prédios e monumentos públicos;
f)       É permitida a propaganda mediante faixas que somente poderão ser afixadas dentro de propriedades particulares, vedando-se a sua colocação e bens públicos ou de uso comum;
g)      Será permitida a distribuição de panfletos, mas não sua afixação em prédios públicos, considerando-se lícita a propaganda, desde que não seja ofensivo a qualquer pessoa ou instituição pública ou privada, sendo expressamente vedada propaganda por autofalantes ou assemelhados, fixos ou em veículos;
h)     O período lícito de propaganda terá inicio a partir da data que forem homologadas as candidaturas, encerrando-se três dias antes da data marcada para a votação;
i)        No dia da votação é vedado qualquer tipo de propaganda, sujeitando-se o/a candidato/a que promovê-la à cassação de seu registro de candidatura e procedimento a ser apurado perante a Comissão Eleitoral do  CMDCA;
j)        Os/as Conselheiros/as Tutelares que pretendem disputar nova escolha, para eventual recondução por uma única vez, submeter-se-ão às regras eleitorais do pleito que disputarem.

VIII – Do Seminário

a)      O CMDCA oferecerá em forma de Seminário uma capacitação inicial para os/as candidatos/as, sendo requisito diferencial em caso de empate no resultado eleitoral.

IX - Da prova

a)      O/a candidato deverá comparecer ao local das provas com antecedência mínima de 30(trinta) minutos, portando o comprovante de inscrição, documento de identificação (com foto) e esferográfica preta ou azul;
b)     A aplicação da prova deverá ter a duração de 3(três) horas – começando às 8(oito)h e terminando às 11(onze)h;
c)      A prova terá caráter eliminatório, será escrita e sem consulta, com identificação  do/a candidato/a e será composta da seguinte forma:
1)     Conhecimentos específicos do E.C.A (LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990)
2)     Questão dissertativa.

X - Da Proclamação, Nomeação e Posse

a)      Serão considerados/as eleitos/as os/as candidatos/as que obtiverem maior votação pela ordem de classificação, até o número de vagas disponíveis para cada um dos Conselhos, sendo proclamados Titulares os 5 (cinco) mais votados e suplentes os demais, obedecida a ordem de classificação;
b)     Havendo empate na votação, será considerado/a eleito/a o/a candidato/a que obtiver melhor desempenho na prova escrita, e se persistir o empate, pela participação no Seminário e por último a maior idade;
c)      Encerrada a votação, proceder-se-á ao processamento da contagem e apuração dos boletins de urnas, sob a responsabilidade da Comissão Eleitoral do CMDCA e fiscalização pelo Ministério Público;
d)     Concluída a apuração dos votos e decididos os eventuais recursos, a Comissão Eleitoral do CMDCA proclamará os resultados, providenciando a publicação dos/as vencedores/as com o número de sufrágios recebidos;
e)      Os membros escolhidos titulares e suplentes, serão diplomados pelo CMDCA com registro em ata e serão nomeados e empossados por ato do Prefeito Municipal, no dia 14 (catorze) de março de 2012 (dois mil e doze) para mandato de 3(três) anos, permitida uma única recondução.

XI – Das Disposições Finais

a)      O/a candidato/a deverá manter atualizado o seu endereço, desde a inscrição até a publicação dos resultados finais, junto à Comissão Eleitoral do CMDCA;
b)     Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disserem respeito, ou até a data da convocação dos/as candidatos/as para a prova correspondente, circunstancia que será mencionada em Edital ou aviso a ser publicado;
c)      Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Eleitoral, com fiscalização do CMDCA e Ministério Público. Patos/PB 1° de setembro de 2011


Judivan Pereira Soares                                                           Walber Rodrigues Mota
Presidente do CMDCA                                                        Presidente da Comissão Eleitoral


Dr. Newton Vilhena
Promotor de Justiça

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Associação dos Moradores do Bairro Geraldo Carvalho,

Com vereadores e secretários, moradores pedem solução para os problemas no bairro em Patos
Convidados pela Associação dos Moradores do Bairro Geraldo Carvalho, vereadores, secretários do munícipio e residentes no próprio bairro, discutiram os diversos problemas enfrentados na localidade. A reunião aconteceu na manhã deste domingo, dia 04, e contou com a presença dos vereadores Jeferson Melquíades – PMDB, José Mota – PMDB e Sales Júnior – PRB, além do secretário de serviços públicos, Raniery Ramalho e do subsecretário de infraestrutura, Maurício Lopes “Maurição”.

Durante mais de duas horas os moradores, que também contataram com a presença do representante da União das Associações Comunitárias – UAC, José Ilton, de Paulinho Lacerda da Associação de Moradores do Bivar Olinto, expuseram os problemas que aborrecem a comunidade, mas que não são resolvidos pelo poder público. O Bairro Geraldo Carvalho não dispõe de galeria, calçamento, rede de esgotos e os animais estão soltos pela comunidade. A falta de segurança também foi apontada como os dos problemas.

Ao fazer uso da palavra, Raniery Ramalho destacou a importância desse tipo de discussão e revelou que alguns benefícios já foram executados na comunidade, como por exemplo, a terraplanagem de ruas, limpeza de terrenos baldios e revisão na rede de iluminação. Destacou os problemas de falta de rede de esgotos e de calçamento como uma questão a ser resolvida, e que acredita que em breve o programa ‘Patos Pra Frente’ fará os serviços necessários.

O vereador José Mota fez críticas ao código de urbanismo da cidade que foi aprovado em 1978 e desde então rege as regras de loteamentos e demais logradouros da cidade. “Temos 70% das casas registradas como se fossem terrenos, loteamentos que não cumprem as necessidades de urbanismo e as áreas que, por lei devem ser destinadas nesses loteamentos privados para espaços públicos são as piores possíveis. Aqui no Geraldo Carvalho foi destinado como espaço público o lajeiro na entrada”, confessou Zé Mota.

“A cidade só dispõe de 7 a 8% de saneamento básico. A CAGEPA que é uma das responsáveis pelo esgotamento sanitário não tem feito nada para reverter essa situação. Os vereadores são o elo entre o poder legislativo e o executivo, de forma que nós devemos buscar solução para esses e outros problemas que prejudicam a população de toda cidade”, relatou Jeferson Melquíades.

Paulinho Lacerda revelou que o Conjunto Bivar Olinto já dispôs de Associação de Moradores Geraldo Carvalhoum posto policial, mas hoje, apesar de ter crescido com o Conjunto Geralda Medeiros, Vila Teimosa, Geraldo Carvalho, João Dudu e demais localidades, se encontra sem um único apoio policial para atender esse complexo. “Mandar viaturas para fazer rondas é apenas um paliativo diante da grande comunidade, precisamos de posto policial permanente”, disse Paulinho.

Várias outras questões foram levantadas em busca de solução. A comunidade também não tem a definição de endereços reconhecida pelos Correios por problemas de encaminhamento por parte da prefeitura, e isso dificulta a entrega de correspondências no bairro. O Geraldo Carvalho tem buscado em sua associação de moradores se fazer ouvir pelas autoridades e que essas solucionem os problemas que só fazem crescer.




Jozivan Antero – patosonline.com