Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Jovem é encontrada morta no interior de residencia na cidade de Patos-PB

Na Foto: Eliane Cândido
A cidade de Patos registrou mais uma tragédia na tarde desta sábado(27), por volta 16h20. A jovem Eliane Cândido Silva, 18 anos, foi encontrada morta no interior de sua residência localizada na Rua Augusto dos Anjos(Rua da Baixa), após provavelmente cometer suicídio.
Testemunhas disseram que a jovem foi encontrada com sinais de vida, mas ao chamaram uma equipe do Samu ao local, foi constatado o óbito através de fratura no pescoço provocada pelo uso de um fio de nylon.
O material foi usado para tirar a vida da jovem.
Policiais militares chegaram logo em seguida após ser informada do fato pela irmã da jovem, Edivânia Cândido Silva. Não foi informado se no momento da tragédia havia mais pessoas na residência.
Os motivos que teriam levado a Eliane possivelmente cometer suicídio ainda não estão explicados.
O delegado de plantão vai abrir procedimento investigatório para apurar a causa da morte.
Até o momento, não existem informações de que a jovem tenha deixado algum bilhete ou carta para os familiares.
FOLHA DO SERTÃO
Retirado de São Bento em Foco

Pante Figeuredo

Meus amigos essa é prorva do descaso das nossas autoridades políticos da nossa Paraíba e porque não dizer do nosso Brasil, eu não acredito que não tenha passado um vereador por esta ponta para ver que a mais de seis meses ela está com uma parte da varanda quebrado, e o peior é que estar pondo em risco a vida das quelas pessoas que por ali passa todos os dias, já está mais doque na hora de conserta esta varanda vocês não achá,

domingo, 28 de agosto de 2011

Plenária do Orçamento Democrático Estadual é realizada com sucesso em Patos

Plenária do Orçamento Democrático Estadual é realizada com sucesso em Patos
Aconteceu na tarde deste sábado, dia 27, na Câmara Municipal de Patos, a última plenária para eleição dos Conselheiros do Orçamento Democrático Estadual do ano de 2011. O evento contou com 217 pessoas inscritas. Ao todo foram três assembleias microrregionais que definiram 27 conselheiros que terão mandato de dois anos. As cidades reunidas em Santa Luzia escolheram 12 representantes, Teixeira 6 e Patos 9.

Mais de duzentas pessoas se fizeram presentes na assembleia, com isso foram garantidas 9 vagas e se candidataram 20 pessaos das cidades presentes: Patos, Emas, Santa Terezinha, São José de Espinharas, Quixaba, Cacimba de Areia, Malta, Passagem e Catingueira. Na abertura da assembleia a mesa foi composta pela prefeita de Emas, Fernanda Loureiro – PSDB, o secretário executivo de finanças do estado, Bonifácio Rocha – PSB, o diretor da 6ª região de educação, Emanuel Falcão, o diretor regional da EMATER, Francisco Acácio e pelo Major Plutarco, representando o 3º Batalhão de Policia Militar. Os vereadores Sales Júnior – PRB e Edmilson Araújo – PRP estiveram presentes, mas apenas Sales Júnior se manteve até o final.

As cidades menores se uniram para garantir força e com isso garantiram uma boa representação diante da cidade sede, Patos. Os conselheiros eleitos foram: 1º - José Anchieta de Assis – Patos – 136 votos, 2º - Maria Madalena Moraes de Sousa – Malta – 118 votos, 3º - Maria do Socorro Paulo Rufino – Emas – 116 votos, 4º - Edvaldo de Araújo Ferreira – Patos – 114 votos, 5º - Clistenes Ramon Antunes Lopes – Cacimba de Areia - 112 votos, 6º -Conselheiros eleitos em Patos Jacylene Mamede da Costa – Emas – 112 votos, 7º - José Barbosa Tomaz – Catingueira – 107 votos, 8º Luciano Dias de Lucena – Patos – 106 votos, e 9º - Rosângela Costa da Silva Gomes – Emas – 96 votos.

Na próxima quarta-feira, dia 31 de agosto, os conselheiros eleitos em toda a 6º região Geo-Administrativa do Estado da Paraíba, polarizada pela cidade de Patos, estarão se reunindo para escolher os dois conselheiros estaduais. Cada região do estado estará escolhendo dois representantes e dessa forma haverá equilíbrio de poder diante de regiões que concentram uma maior população.

Por toda a Paraíba, o processo de eleições dos conselheiros do Orçamento Democrático Estadual – ODE está percorrendo as 223 cidades que compõem o estado, dessa forma até o final do mês todos os representantes escolhidos poderão: fiscalizar, sugerir, acompanhar e propor melhorias nos serviços e obras do governo, bem como reunir com membros do governo e com deputados para 0 orçamento do governo do estado para o ano de 2013.




Jozivan Antero – patosonline.com
Mesa durante do ODE em Patos

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A sessão da Câmara de Vereadores de Patos desta terça-feira, dia 23/08/2011

POLITICA - 23/08/2011 21:56 ( 679 visualizações) - Imprimir imprimir esta notícia
Polícia garantiu saída de vereadores; Nem 11 nem 17, 13 pode ser aprovado em segunda votação
A sessão da Câmara de Vereadores de Patos desta terça-feira, dia 23, foi tensa. O projeto que determinava o aumento das atuais 11 vagas de vereador para 17 foi votado, mas não sem antes ter muita polêmica e acordos de última hora para ser votado. A sessão foi interrompida por dez minutos no momento da votação para se tentar chegar a um acordo entre os pares da Casa Juvenal Lúcio de Sousa.
O Movimento pelas 17 Vagas para a Câmara de Vereadores de Patos distribuiu material para o público presente na sessão. No material foi exposto sobre as pesquisas em rádios e sites sobre a opinião do povo que se manifestou nesses meios de comunicação pelas 17 vagas e identificou os 6 vereadores a favor do aumento para 17 vagas. Devido à votação para definição das vagas a sessão teve um bom público presente e sem os xingamentos da sessão anterior.
No momento da votação para definir o número de vagas o vereador Ivanes Lacerda – PSDB pediu ao presidente Marcos Eduardo – PMDB Sessão continuo fora da Câmaraum intervalo de 10 minutos para tentar se chegar a um acordo de última hora, mas no retorno do intervalo o cenário foi completamente mudado com o encaminhamento da proposta de aumentar para 13 vereadores.
Como não existiu consenso com relação ao número de 17 se chegou ao acordo de 13. Apenas Jeferson Melquíades – PMDB e Edileudo Lucena – PT votaram contra a proposta das 13 vagas. Ivanes Lacerda explicou que se não fosse votada as 13 vagas o cenário poderia ficar ainda pior.
No momento da saída dos vereadores a Polícia Militar foi chamada para evitar problemas, mas não foi registrado nenhum incidente.
Ao final da sessão em entrevista a impresa de Patos, o principal devensor das 12 vagas, vereador Marcos Eduardo (PMDB), comemorou o resultado.

O vereador Edileudo Lucena (PT), defensor das 17 vagas, lamentou o resultado e disse que a situação agora ficou muito difícil.
  

Jozivan Antero - patosonline.com

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A SEGUNDA FEIRA SERTANEJA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, REALIZADA EM CAJAZEIRAS.

A segunda feira sertaneja de economia solidária, realizada em Cajazeiras, entre 18 e 20 de gosto, no município de Cajazeiras, reuniu empreendedores econômicos solidários de diversos municípios sertanejos e foi marcada por uma importante parceria entre a economia solidária e a cultura popular. A atividade foi organizada em frente à igreja matriz, com o apoio da prefeitura da cidade e paralela ao programa Arte na Praça. Cerca de 5 mil visitantes, segundo estimativa dos organizadores, visitaram o evento e puderam vivenciar o casamento entre as duas práticas. "Essa feira foi muito importante para os sertanejos, pois ao mesmo tempo em que pudemos ver a produção da economia solidária, também assistimos várias apresentações culturais, ambas originárias da criatividade popular", disse Rita de Sousa, assistente social da CAAASP.


Oficinas Locais

O fórum regional de economia solidária do sertão da Paraíba está realizando duas oficinas locais, sobre os temas: finanças solidárias e comércio junto e solidário, dias 19 e 20 de agosto em Cajazeiras. As oficinas acontecem no âmbito das metas do Cfes e dialoga com as demandas do movimento de economia solidária no sertão paraibano. No contexto das finanças solidárias, a oficina contou com a participação de representantes do Banco do Nordeste, da prefeitura municipal de Cajazeiras e dos Fundos Rotativos. Os participantes também estudaram a Lei e o Edital do programa Empreender Paraíba. A oficina de comercialização abordou o conteúdo do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário.
 


Sistematização

O Coletivo de educadores em economia solidária da Paraíba decidiu sistematizar a experiência do empreendimento Fazendo Arte e Economia Solidária no conjunto de ações sobre sistematização propostas no contexto do Centro de Formação em Economia Solidária. As atividades estão sendo facilitadas por Girlani de Lima, Regina Bonfá e Claudete, da equipe de sistematização do núcleo de educadores da Paraíba. Já foram realizadas duas oficinas de sistematização e no momento está sendo construída a linha do tempo do empreendimento de forma participativa. Além de documentar a história do grupo, um dos objetivos do trabalho é realizar uma reflexão sobre as práticas educativas e experiências vivenciadas que resultaram na produção de conhecimento/ saber.


Ações Integradas de Economia Solidária


As redes e articulações da sociedade civil que trabalham com economia solidária resolveram se unir para apresentar um projeto no âmbito do Edital divulgado pela SENAES/MTE: Projeto de Promoção de Ações Integradas de Economia Solidária para o Desenvolvimento Local e Territorial. O caminho encontrado para elaboração de uma boa proposta definiu como estratégia o apoio às principais redes e cadeias produtivas existentes no Estado da Paraíba (Catadores, Artesanato e Serviços, Apicultura, Fundos Rotativos e Agroeocologia).  A partir dessa articulação conjunta as organizações conseguiram captar o apoio das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Humano e da Agricultura, bem como do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Uma equipe formada por representantes do FEES/PB, da ASA, da Rede Lixo e Cidadania, MST e de técnicos das referidas secretarias está responsável pela elaboração do projeto que dialogará com a proposta de PPA 2012-2015 anteriormente.     


Seminário sobre comércio justo e solidário


O Instituto Marista de Solidariedade realizou, nos dias 28 e 29 de maio, em parceria com o FEES/PB e o Centro de Formação em Economia Solidária, o seminário sobre comércio junto e solidário. A atividade, realizada na superintendência regional do trabalho e emprego, abordou temas referentes à comercialização e certificação de produtos da economia solidária. O segundo dia do evento foi reservado para duas oficinas de preparação dos empreendimentos que participaram do sistema nacional de comércio justo e solidário. A organização da atividade esteve sobre a coordenação das educadoras Maria Auxiliadora, Sarah Lucena e Regina Bonfá.


Redes e Economia Solidária

As principais redes paraibanas que atuam com ações de economia solidária estiveram reunidas com o FEES/PB reuniram-se no último dia 26 de julho para discutir a apresentação de uma proposta para o fomento a economia solidária e sua inserção junto ao Plano Plurianual do governo do Estado da Paraíba. Estiveram na reunião: a rede abelha, a articulação do semiárido paraibano, a rede lixo e cidadania. O fórum representou as articulações de mulheres produtoras e os empreendimentos organizados nas três regiões em que está organizado no Estado (Mata, Agreste e Sertão). Ficou definido que a proposta versará sobre o fortalecimento das ações de economia solidária organizadas em rede, no meio urbano e rural.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

II FEIRA SERTANEJA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA EM CAJAZEIRAS


 

 Neste final de semana, nos dias 18, 19 e 20 de agosto de 2011,  aconteceu em Cajazeiras - PB, A II Feira Sertaneja de Economia Solidária    onde os artesão tiverão a oportunidade de expor seu produtos e participar de um seminario sobre micro-credito e comercialização, No momento tivemos a apresentação de um video, e palestras com os representantes do Banco do Nordeste, do Banco Rotivo da Região de Teixera e do Programa Empreendedor de Cajazeiras.


terça-feira, 16 de agosto de 2011

PCdoB paraibano faz Conferência vitoriosa

PCdoB paraibano faz Conferência vitorios

Os comunistas paraibanos concluíram neste domingo, 14 de agosto sua 14ª Conferência estadual em clima de grande unidade e entusiasmo.


PCdoB
PCdoB paraibano faz Conferência vitoriosa Conferência vitoriosa na Paraíba
Com a presença de quase 200 participantes, sendo 158 delegados credenciados, representando 45 municípios, onde aconteceram as Conferências Municipais, os trabalhos transcorreram no auditório do SESC, na cidade de campina grande, presi9didos pelo dirigente Agamenon Sarinho. Contando ainda com a participação do representante do Comitê central, Carlos Augusto Diógenes, presidente do PCdoB no Ceará, o dia 13 de agosto foi dedicado ao debate dos projetos de Resolução Política e do Balanço da Direção cessante, ficando para o dia 14 os debates, consultas e eleição do novo Comitê Estadual.
Durante os trabalhos, compareceram prestigiando o evento, o representante do PMDB, ex-vereador Assis, de Campina Grande e os dirigentes do Partido dos Trabalhadores Anselmo Castilho e Rodrigo Soares - presidente estadual - que dirigiu fraternal mensagem aos delegados. Também compareceu à conferência dos comunistas paraibanos à militante de esquerda, dirigente da Companhia Estadual de Habitação das Paraíba – CEHAP – Emília Correia Lima, que, referindo-se ao tempo em que foi dirigente do PCB e PPS, manifestou que sentia “saudades destas reuniões e destes debates”. Ao final dos trabalhos, dia 14, compareceu à 14ª Conferência, o Secretário de Esportes do Estado, Fábio maia, representando o PSB, partido do governador Ricardo Coutinho.
O informe político e a resolução política trataram de colocar o partido em sintonia com os novos desafios, ousando na política, como forma de superar as dificuldades que o PCdoB enfrenta na Paraíba. Desafios que colocam a ação partidária com sua centralidade na execução do projeto eleitoral para 2012/2014, que tem por objetivos construir chapas próprias de vereadores e lançar, onde se mostrar favorável, candidaturas majoritárias, sendo a candidatura para a prefeitura de Campina Grande da camarada Marlene Alves, Reitora da Universidade Estadual da Paraíba, o carro-chefe. Ao lado deste objetivo, intensificar a ação entre os movimentos sociais e a disputa de idéias na sociedade. O balanço da direção faz corajosa e honesta análise autocrítica das insuficiências e equívocos do Partido no seu processa de construção e direção, apontando para o futuro com uma nova prática que fortaleça as estruturas dirigentes e a democracia interna do Partido. Seguiram-se, dezenas de intervenções dos delegados, demonstrando a vontade de participar, sempre num mesmo sentido, ressaltando a correção dos propostas em discussão e reafirmando com muita força o lançamento da candidatura própria em Campina Grande.
Por fim, na Plenária final foram aprovadas por unanimidade as Resoluções Políticas e do Balanço e o novo Comitê Estadual – que foi renovado em cerca de 40% e reforçado na sua composição social com camaradas oriundos dos trabalhadores portuários, da juventude e trabalhadores rurais ligados ao movimento sem terra e assentados. O Comitê Estadual foi ampliado para 43 membros por decisão do plenário.
Para a dirigente Agamenon Sarinho, ex-presidente do Comitê cessante, a 14ª Conferência foi uma grande vitória do Partido, que sai de uma situação de crise, transitando para um novo patamar e “a grande unidade verificada na Conferência e a grandiosidade do Projeto Eleitoral, com a possibilidade do PCdoB eleger Marlene prefeita de Campina Grande, são incontestáveis exemplos.”

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

11 ou 17 vereadores: Prefeito diz que o importante é o bom funcionamento da Câmara

11 ou 17 vereadores: Prefeito diz que o importante é o bom funcionamento da Câmara
Em entrevista a equipe de jornalismo da Rádio Espinharas FM (105.1), na manhã de hoje, quinta-feira, dia 11 de agosto, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (PMDB), opinou pela primeira vez em público, sobre a polêmica no número de vagas de vereadores para a próxima legislatura na Câmara Munciapl de Patos.
Segundo nabor, sendo para acompanhar a administração e trabalhar para o povo, ele é a favor das 17 vagas, porém essa é uma questão que cabe a Câmara Municipal, e que ele (Nabor), tem certeza que os vereadores de Patos irão escolher o melhor para o legislativo.

A Polêmica declaração de Marcos Eduardo

A Polêmica declaração de Marcos Eduardo, classificando algumas pessoas de “cafajestes”,

A declaração do vereador Marcos Eduardo (PMDB), atual presidente da Câmara Municipal de Patos, proferida na noite de terça-feira, dia 9 de agosto, na qual classificou algumas pessoas de “cafajeste”, provocou revolta no povo.
Durante o programa Espinharas Notícias desta quarta-feira, dia 10 de agosto, levado ao ar pela Rádio Espinharas FM – 105.1-, várias pessoas ligaram, para reclamar da expressão usada pelo presidente da Câmara.
Ouça agora a tão polêmica declaração do presidente Marcos Eduardo

O vereador Ivânes Lacerda (PSDB), também reclamou de pessoas, que segundo ele, estariam usando adjetivos pejorativos para classificar os vereadores de Patos. Já Almir Mineral fez um desabafo.


Patosonline.com

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Câmara de Patos é a única no estado que não regulamentou numero de vagas

Câmara de Patos é a única no estado que não regulamentou numero de vagas
Durante a noite desta segunda-feira, dia 01, o movimento pró 17 vagas na Câmara de Vereadores de Patos, esteve reunido pela primeira vez para tratar das mobilizações em busca da aprovação da regulamentação do número máximo de vagas permitidas por lei nas Câmaras Municipais. O encontro aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Patos – ACIAP e contou com vários representantes de partidos, sindicatos e associações de moradores.

Apenas o vereador Edileudo Lucena – PT esteve presente na atividade. Os vereadores que aprovam o número de 17 vagas na Câmara são: Edileudo Lucena - PT, Jeferson Melquíades – PMDB, Ivânes Lacerda – PSDB e José Mota – PMDB, os demais estão contra a medida ou não se posicionaram ainda sobre o caso.

A maior resistência à medida que aumenta o número de 17 vagas na Casa Juvenal Lúcio de Sousa é do presidente da Câmara, vereador Marcos Eduardo – PMDB. Até agora o presidente não apresentou nenhuma justificativa para tal negativa, ele se apoia numa pesquisa que, segundo ele, foi encomendada “particular por ele mesmo”. Fato que vem sendo questionado por vários seguimentos da sociedade que escutam nas rádios, sites e conversas o contrário da pesquisa do presidente.

“O aumento do número de vereadores dos atuais 11 para 17 não traz nenhum aumento de despesas, muito pelo contrário, vai democratizar o acesso a Casa e dar mais representação aos seguimentos da sociedade patoense. Alguns vereadores deviam ser mais corajosos e dizer que o que está em questão é a redução dos seus salários e nada mais”, diz o sindicalista Zé Goncalves.

Em todas as cidades do estado da Paraíba, as Câmaras já se adequaram a lei que regulamenta a quantidade de vagas. Apenas a Câmara de Patos, através do seu presidente, se recusa a aumentar as vagas. A partir da próxima segunda-feira, dia 08, estarão acontecendo mobilizações de rua em prol do número máximo de vagas, ou seja, 17 vereadores.




Jozivan Antero – patosonline.com

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Mobilização em defesa das 17 vagas para vereadores acontece nesta segunda

Mobilização em defesa das 17 vagas para vereadores acontece nesta segunda
O presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP), José Gonçalves, em entrevista concedida esta semana, revelou detalhes sobre a mobilização social que pretende liderar nesta segunda-feira, 01 de agosto, a partir das 17:00h no auditório da Associação Comercial de Patos. O objetivo é defender as 17 vagas para vereadores na cidade de Patos, já que a idéia se encontra ameaçada pela não concordância de alguns parlamentares.
Segundo o sindicalista, o movimento pelas 17 vagas na Câmara Municipal de Patos é justamente para se contrapor a ofensiva de alguns vereadores que querem manter 11 vagas com o objetivo de continuar com seus privilégios, e com um salário de R$ 5.800,00, além do direito a quatro assessorias, chegando a mais de 10 mil reais por mês. “Iremos discutir a ampliação dessas vagas no sentido de democratizar o acesso à Câmara Municipal. A cidade de Patos se encontra carente de vereadores comprometidos com a luta do povo, sobretudo na falta de representatividade na zona rural e alguns bairros da cidade”, afirmou José Gonçalves.  
“Essa estória de dizer que o aumento de vagas vai gerar mais despesas, não é verdade, os mesmos recursos vão chegar normalmente, apenas serão divididos para mais parlamentares. Por isso estamos convocando todos os sindicatos, as associações comunitárias urbanas e rurais, os grupos de serviços, as organizações não governamentais, os partidos políticos, os próprios vereadores, todos os pré-candidatos a vereadores independentemente do partido para discutirmos e encaminharmos essa luta. Mesmo que a Câmara antecipe essa votação para apenas 11, nós iremos pra cima e continuaremos até o dia das eleições denunciando os vereadores que votaram contra as 17 vagas. Patos já possui mais de 100 mil habitantes e com certeza precisa ampliar essa representação na Câmara, agora não sei porque tanto medo desses vereadores em não querer essa ampliação das vagas, pois até facilita a reeleição deles”, concluiu.
Hélio Barbosa - Patosonline.com